NOTÍCIAS

 

gala

Na noite de 14 de Abril ganhamos o prémio de associativismo na VIII Gala Figueira TV.

Dedicamos este prémio a todos aqueles que trabalharam em conjunto com a gente…

 

 

 

 

A Direção do Grupo Desportivo Cova-Gala vem, por este meio, informar:

 

1. Jogo Cova-Gala Vs Naval

 

2. Obras no Campo

 

3. Assembleia Geral

 

4. Candidatura IPDJ

 

 

 

1. Jogo Cova-Gala Vs Naval

 

No passado dia 17 de Fevereiro de 2019 realizou-se o jogo entre o Grupo Desportivo Cova-Gala e a Naval 1893.

Um evento inédito entre as duas equipas mais representativas nos escalões seniores do concelho. Se, de início, havia espectativa quanto ao desenrolar do jogo, este acabou por superá-la. Como havia sido dito: “Foi um hino ao futebol!”.

Um verdadeiro espetáculo, dentro e fora das 4 linhas, que terminou de forma exemplar e que deveria, a nosso ver, servir de exemplo ao desporto: jogadores de ambos os lados abraçados à conversa e até a jantarem à mesma mesa no final do jogo; duas claques que, após o apito final, reivindicaram em conjunto o sintético tão esperado pelo G.D. Cova-Gala e cantaram numa só voz as letras de uma e outra, como se fossem do mesmo clube. Um exemplo de ligação entre as duas margens.

Agradecemos às mais de 1500 pessoas presentes no recinto. Quer pela beleza da moldura humana criada, pelo apoio e carinho. Quer por terem, quem sabe, contribuído para a maior enchente – de sempre – dos distritais de Coimbra.

Uma palavra sentida a todos os que, mesmo não fazendo parte desta Direção, se disponibilizaram voluntariamente para apoiar o evento e proporcionar as condições necessárias para que todos se sentissem bem.

 

 

2. Obras no Campo

 

A tempestade Leslie, como todos sabem, destruiu grande parte das nossas estruturas, deixando muros no chão, postes de iluminação partidos e um sintético de futebol 7 impraticável. A união demonstrada, nos dias seguintes, pela população da Cova-Gala e de amigos de outras pontas do concelho, verá a partir do próximo dia 25 de Fevereiro o seu esforço recompensado.

A partir dessa data começarão as obras de reabilitação dos muros e iluminação do Campo de Jogos do Cabedelo (Campo de Futebol 11). Uma obra ao encargo da Câmara Municipal da Figueira da Foz e que foi entregue, após procedimentos legais, à empresa Canas, S.A..  Aguardamos, com expectativa, esse momento. Esperando que seja o início de uma acção que culminará na implantação do campo sintético há muito conjecturado.

 

 

3. Assembleia Geral de Sócios

 

Convocamos todos os sócios para estarem presentes no próximo dia 16 de Março, pelas 15h, na sede do Grupo Desportivo Cova-Gala, na Rua do Cabedelo, afim de ser realizada esta Assembleia Geral com os seguintes pontos de ordem:

 

• Apresentação de Contas de 2018

 

• Caderno Eleitoral

 

• Outros assuntos

 

 

4. Candidatura IPDJ

 

Em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Junta de Freguesia de São Pedro, o Grupo Desportivo Cova-Gala, no passado dia 15 de Fevereiro, submeteu uma candidatura ao Projeto de apoios do IPDJ “PIRPED 2019” , com a finalidade de: “Reabilitação dos Balneários do campo de jogos do Cabedelo”.

Ao contrário do ano anterior, onde esta mesma direção se candidatou com o projeto para o sintético, desta vez em articulação com as entidades supra citadas, foi unanime a decisão de apostar num projeto de reabilitação dos balneários, já que, é intenção da CMFF avançar por conta própria com a implementação do relvado sintético.

 

 

Sem outro assunto de momento,

André Mora – Presidente da Direção

 

 

 

Domingo, dia 17 de Fevereiro de 2019, pelas 15H : Grupo Desportivo Cova-Gala vs Naval 1893.

Não, não é um jogo qualquer. Não, não é, apenas, mais um jogo. No Domingo realiza-se um derby entre duas equipas mais antigas do conselho e duas instituições mais representativas do desporto na Figueira da Foz. Curiosamente, o jogo será disputado pela 4º classificado da divisão de Honra e o 4º Classificado da Série B da 1ª Distrital. Ambas as equipas são candidatas à subida das respectivas divisões. 

Como sabem, o futebol não se limita ao que se passa dentro das quatro linhas. Há mais. Muito mais. Há a paixão dos adeptos, o convívio, a união, o amor à camisola. 

Para este jogo, esperamos uma tarde de convívio entre os habitantes das duas margens do Mondego. Lado a lado, estarão os melhores atletas do concelho, numa partida que tem a particularidade de ser um jogo de Taça – onde, no final, haverá, por certo, um vencedor.

Capturar

 

 

 

João Carlos fintou a morte em 2014 para cumprir sonho de jogar com o filho

É cinco anos mais novo que Cantona, retirado há mais de 20 anos. Luís Figo é um ano mais novo e já se reformou há 10 anos. David Beckham, quatro anos mais novo, também já se retirou há quatro anos… Cristiano Ronaldo ainda não era nascido e já João Carlos passeava a camisola 7 pelos relvados – “e nunca usei outro número!”, exclama.
São mais de 40 anos dedicados ao futebol. Quase tanto tempo como os 41 anos de vida do Cova Gala, onde se estreou “neste mesmo pelado”.
Uma história de amor pelo desporto, mas também pela vida.
Em 2014, um acidente de trabalho expô-lo a um choque de 30 mil volts, que o deixaram à beira da morte.
Depois de três semanas em que “não sabia que estava no mundo” e em que “poucos achavam que sobrevivia”, João Carlos deu mais uma mostra da sua “força de vontade”.
“Fiquei com a perna queimada, com um tendão à vista, com os pés queimados… disseram à minha mulher que iria perder o pé esquerdo e alguns dedos da mão. Mas, felizmente, está cá tudo, e consegui dar a volta por cima”, recorda. “É o que se chama fintar a morte”.
Depois de dois meses e cinco dias internado, “toda a gente dizia que o futebol era para esquecer”. “Mas aquilo não me caiu bem. Sempre tive o sonho de jogar com o meu filho. Mentalizei-me que, se não morri, também não era assim que deixava o futebol. Chorei muita lágrima, na praia, sozinho, à noite, a fazer recuperação e hoje cá estou. Realizei o meu sonho e já jogo com ele há quatro épocas”, conta, emocionado.

 

 

 

joao carlos

 

 

 

Grupo Desportivo Cova-Gala em risco de ter de fechar as portas…

Como sabem, após a desoladora tempestade que passou no concelho da Figueira da Foz, mais propriamente na Vila de São Pedro, o G.D. Cova-Gala se já tinha os seus dias difíceis, se neste momento não contar com o apoio institucional está pronto para fechar as portas, mais de 130000€ de prejuízo analisados por alto e em menos de 24h.

 

  • caiu
  • fotos
  • muro
  • muroo